Como Evitar ou sair de uma Aquaplanagem?

Como sair de uma aquaplanagem?
by

 

A Aquaplanagem é uma camada de água que se coloca entre os pneus e o asfalto. Levando assim a perda do controle do veículo.

Você já entrou ou conseguiu evitar uma aquaplanagem antes?

Ela  pode levar a acidentes em dias de chuva. No entanto algumas atitudes e conhecimento podem previr acidentes e salvar vidas.

Decidi escrever a respeito deste assunto, pois, recentemente tomamos um susto ao entrar em uma aquaplanagem em uma curva na BR 381.

O carro ficou completamente sem controle e fomos parar na contramão. Certamente o conhecimento do meu marido em saber o que fazer neste caso salvou a vida de nossa família. Ele retomou o controle novamente e voltamos para a nossa pista.

Posteriormente  nos sentimos gratos por não ter economizado na troca dos pneus e por ter feito a revisão do carro.

A importância do bom estado dos pneus

 

Sempre mantenha os pneus em bom estado, calibrado pela pressão indicada pelo fabricante.

Antes da compra pesquise sobre o material que aquela determinada marca utiliza, as medidas e a durabilidade.

Fique atento, pois pneus com maior aderência não combinam com todos os tipos de carros. É sempre bom ver as orientações do fabricante.

Pneus em mal estado de uso ou que não seguem as especificações do fabricante pode colocar sua vida em risco.

Como sair de uma aquaplanagem?

Quando estiver dirigindo observe o carro há sua frente, bem como o seu veículo pelo retrovisor, veja se consegue visualizar as marcas dos pneus no chão.

Se as marcas estiverem desaparecendo o risco do veículo estar entrando em uma aquaplanagem é grande. Neste caso reduza a velocidade imediatamente e mantenha a distância de segurança do veículo à frente.

Normalmente quando o veículo entra em uma aquaplanagem o instinto natural do condutor é pisar bruscamente no freio e ficar movimentando o volante.

No entanto isto é um erro, pois independente do movimento que se fizer com o volante o carro continuará em uma linha reta. E ao sair da aquaplanagem o carro seguirá a direção do volante e ai que se dá muitos acidentes

O Certo é bombear o freio (frear e soltar, frear e soltar várias vezes) e segurar firme o volante para manter as rodas retas até que os pneus retomem o contato com o solo.

 

Contudo se você passar pelo susto e não se sentir confortável para prosseguir com a viagem, acione o seguro e peça um motorista para levar você e o seu veiculo para um lugar seguro.

Se você não tiver segurado entre em contato conosco. Trabalhamos com as 15 melhores seguradoras do mercado.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *