Em casos de Furto, Roubo e Perda total do veículo. Qual o prazo que a seguradora tem para me indenizar?

Em casos de Furto, Roubo e Perda total do veículo. Qual o prazo que a seguradora tem para me indenizar?

Em casos de Furto, Roubo e Perda total do veículo. Qual o prazo que a seguradora tem para me indenizar? Muitas pessoas têm dúvidas em relação a isto. Vamos hoje te ajudar a entender melhor sobre isto.

#quanto tempo a seguradora tem para pagar em casos de roubo, furto e Perda total do veículo?

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) estipula que todas as seguradoras devem indenizar seus clientes em até 30 dias.

Algumas seguradoras indenizam com 48 horas, 10 dias, 15 dias etc. Isto dependerá da entrega da documentação exigida.

É muito importante que a documentação seja entregue o mais rápido possível, pois a seguradora dará entrada no processo de indenização a partir do momento que você entregar toda a documentação exigida.

#Quando a seguradora paga a indenização Integral do veículo?

A indenização Integral é paga em casos de furto, roubo sem recuperação ou perda total do veículo.

A perda total é conhecida também como (PT). São perdas superiores a 75% do veículo.

Quem estipula este percentual é a SUSEP. Apesar desta estipulação, este percentual, algumas seguradoras indeniza com 40%, 50% de perda. Isso vale para carro próprio ou alugado.

Algumas seguradoras preferem indenizar com um percentual menor de perda. Por que dependendo do modelo do carro é difícil encontrar as peças para os reparos.

A espera neste processo pode gerar uma espera muito grande ultrapassando o período que ela tem que indenizar. Lembrando que a seguradora tem que fazer os reparos do veículo com peças novas e originais. As associações de proteção veicular não são reguladas pela SUSEP e portanto podem usar peças usadas, paralelas ou originais no seu veículo.

# preciso fazer outro seguro depois que receber a indenização da perda total do meu veículo?

Você receberá o dinheiro da indenização e o seu antigo contrato é cancelado. Quando comprar outro veículo faça um novo seguro para ficar protegido dos imprevistos.

Procure um corretor de confiança para lhe auxiliar nas horas de dificuldades.

Aqui na Daton Corretora de seguros temos profissionais qualificados para te auxiliar. Trabalhamos com 15 seguradoras,  cotamos em todas simultaneamente, para lhe oferecer os melhores preços e coberturas.

#Documentação para pedir a indenização do veículo em casos de furto, roubo e Perda Total.

Ao ligar para seguradora e pedir indenização, ela envia alguns formulários para serem preenchidos e a lista de documentação necessária.

A documentação pode variar de acordo com cada seguradora e dependendo se é pessoa física ou jurídica, mas, no geral são estes os documentos.

 ·         CRV (D.U.T. Documento Único de Transferência) original. Preenchido com os dados da seguradora. Nome, CNPJ, endereço etc. Assinado pelo proprietário do veículo e reconhecido em cartório. O preenchimento não pode ter rasuras ou dilaceração.

 ·         CRLV original (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), caso não tenha sido furtado com o veículo.

·         CNH do condutor no momento do sinistro (cópia simples).

 ·         RG e CPF do segurado e do proprietário do veículo (cópia simples).

·         Comprovante de endereço do segurado e do proprietário do veículo (cópia simples). Com no Máximo 3 meses de emissão. Preferencialmente contas públicas.

·         Boletim de Ocorrência (cópia simples).

·         Quitação de todos os débitos: Multas, IPVA e DPVAT (se quitados a menos de 30 dias enviar o comprovante original.

 ·         Formulário de Indenização Integral assinado pelo segurado com firma reconhecida por semelhança.

 ·         Chaves do veículo, inclusive a reserva. (caso não tenham sido roubados com o veículo).

 

Share

Cursou Graduação em Recursos Humanos na UNA, é Pós Graduada na UFMG em psicologia do trabalho. Já trabalhou em diversas empresas, foi Instrutora no SENAC, Supervisora na AEC e Supervisora de RH na PROVIR onde gerenciou a equipe que atuava na Justiça Federal de Minas Gerais. Hoje é coordenadora do RH e da equipe de produção de conteúdos da Daton Corretora de Seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *